Páginas

Sua foto aqui no blog #TRILHOSDAVIAGEM

segunda-feira, 7 de março de 2016

O Artista - comunicação sem falas

O Artista” é a verdadeira prova de que comunicação
não se desenvolve apenas através de falas.
Um filme que trouxe de volta um valores vistos em filmes antigos: a possibilidade de se comunicar sem falas. É assim que podemos definir “O Artista”, um filme francês produzido em 2011 pelo diretor Michel Hazanavicius. Estrelado por Jean Dujardin que dá vida a George Valentin, um grande ator da década de 20 que faz sucesso por onde passa com seus filmes mudos, e também por Bérénice Bejo que faz o pepel de Peppy Miller, uma garota extrovertida que após cruzar seu caminho com George Valentin começa a ter uma vida de sucesso nas telonas.

O filme se passa em Hollywood no ano de 1927 e o preto e branco faz jus à época tratada. Um grande espetáculo está acontecendo, e é estranho ver uma grande quantidade de pessoas aplaudindo sem ter o respectivo som de aplauso (onde ele está?). Músicas clássicas que remetem os filmes antigos também estão inseridas durante todo o filme,cada uma simbolizando um sentimento (seja alegria, dor, tristeza, amor).

Comunicação de várias formas


Além de demonstrar que não é necessário a fala para se comunicar através do cinema mudo, o filme também trata de outras formas de comunicação: os gestos, estes representados pelo próprio cachorro do protagonista que dá um verdadeiro show de interpretação. A dança também é destaque, e ela revela em diversos momentos do filme os sentimentos de Peppy e George: seja o amor diante das tomadas das câmeras, seja a alegria diante do encerramento da obra. Encerramento este que deixou a desejar. O motivo? Simples, eles falam, e dizer isto em pleno século XXI com todos os filmes falados não é tolice, é “O Artista”. Ops, dei spoiler... desculpe.

Uma comédia romântica que envolve o drama de um ator em pleno sucesso abalado pela chegada da fala cinematográfica, uma moça que se envolve com a paixão pelo cinema e um cachorro que se comunica melhor do qualquer ser humano. Estes são os Artistas: elenco, produção, criadores e diretores! “O Artista” é a verdadeira prova de que não se comunica apenas através de falas.

Cenário famoso


O longa é francês, mas as filmagens não foram feitas na França. As locações para rodar o filme são de Los Angeles. O edifício Bradbury construído em 1893, local onde os protagonistas se encontram por acaso, já foi cenário de diversos filmes desde 1950, sendo o primeiro dentre eles “Com as horas contadas”, de Rudolph Maté. Já é considerado por muitos o Mais famoso edifício da Ficção Científica”. Com arquitetura da Neorrenascença, títulos famosos como Blade Runner (1982) e 500 dias com ela (2009) possuem cenas ambientadas no prédio.

Prêmios

Foto: Gary Hershorn / Reuters
10 indicações ao Oscar, 5 vitórias com mérito. O filme que trouxe valores antigos se destaca em uma época em que grandes blockbusters com efeitos visuais são vitoriosos a todo momento. Jean Dujardin venceu a categoria de melhor ator, e é a primeira vez que um ator francês ganha o prêmio. Diretor, Michel Hazanavicius, também levou o prêmio de sua categoria. O cãozinho Uggie levou para casa o “Coleira de Ouro”.

E aí, vamos viajar para 1927 e viver a era do cinema mudo (moderno)?
Pegue a pipoca! #partiuLosAngeles #LA #OArtista

Nos vemos na nossa próxima viagem o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, sugestão!
Ele sempre será levado em consideração para melhorarmos o nosso blog!