Páginas

Sua foto aqui no blog #TRILHOSDAVIAGEM

quarta-feira, 9 de março de 2016

Cabulando a aula - O Museu dos Transportes Públicos

A primeira vez que cabulei uma aula na vida foi para conhecer um museu. Sim, um museu. De fato, a ideia da turma da 6ª série do ensino fundamental não era exatamente essa. De início, o que queríamos era apenas um passeio no shopping com aquela sensação de adrenalina de pessoas erradas que não querem assistir a aula, mas assim como qualquer pessoa, as então crianças da época se sentiram atraídas pela seguinte palavra: gratuito.

Frente do museu. Entrada e saída únicas.
Foto: rotas turísticas

Não tínhamos um real sequer, mas ao ver ou escutar (não me lembro ao certo) aquela palavrinha, decidimos ir conhecer o tal museu. Passamos pela humilde catraca que contava com apenas um funcionário na recepção e livremente percorremos o local. Aquele salão enchia os olhos...para as zoeiras! Pensou que eu fosse dizer pela beleza do local ou pelas obras (carros) ali presentes? Também podemos considerar isso. Apesar de um salão pequeno, o local traz muita história para os fãs de transporte. A partir dali já pude perceber que museu não é local de coisas velhas, apesar de ter coisas velhas, ou melhor, raras e históricas. Dá para tirar um bom proveito de tudo o que se tem lá. Para mim, museu era apenas lugar para se ter um silêncio assustador e apresentar quadros chatos, mas este você pode tocar, sentir e refletir sobre todos os transportes que esta cidade já teve.

No pátio principal você pode sentir como era a cidade no século XX, há uma espécie de jardim com bancos e luminárias para receber os visitantes. É claro que na época ninguém quis desfrutar o jardim, todos quiseram subir nos bondes, gritar e correr pelo salão zoando o outro, fingir que era o maquinista e tudo mais.

Não é um passeio que você diz "hoje eu vou sair com minha família para ir ao Museu dos Transportes Públicos" mas, é um lazer que você deve incluir no seu passeio caso esteja de passagem pela zona norte da cidade. Acredito que em menos de uma hora você consiga ver boa parte do museu, se não tudo. Vai valer a pena, afinal como já dito, é gratuito.

Salão principal do museu.
Em alguns dos transportes é possível subir em cima.
Em seguida, eu e meus amigos fomos, é claro, para o shopping ao lado do local. Lembro-me que dinheiro para um pão de queijo nós tínhamos. Cada um com uma contribuição de R$ 0,25 ajudava na "vaquinha" e assim terminamos um passeio feliz que não precisou de muito para ser bom.

Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla
Av. Cruzeiro do Sul, 780 - Canindé, São Paulo - SP, 01109-100
Site: http://www.sptrans.com.br/museu/

Te encontro na próxima viagem o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, sugestão!
Ele sempre será levado em consideração para melhorarmos o nosso blog!