Páginas

Sua foto aqui no blog #TRILHOSDAVIAGEM

sexta-feira, 11 de março de 2016

Nos trilhos do Eurotúnel


Uma das coisas que mais gosto de verdade nesta vida são trens. Este meio de transporte me fascina muito, afinal trabalho com isto há quase 5 anos em uma empresa de turismo. Então, ou você ama ou você odeia. Eu amo. É claro que existem os fatores que levam a isso. O gosto por trens é por causa de gostar de andar neles, saber utilizar o sistema, ter andado fora do país ou por ser um meio barato de se viajar?

Antes de mais nada, é bom deixar claro que nossa visão não se limita aos trens da CPTM, por exemplo, que são os trens do estado de São Paulo, mas sim falamos sobre os trens de diversas partes do mundo, e estes são os que me encantam de verdade. Aqui no blog falaremos sobre vários deles. Para introduzir, vamos falar sobre andar de trem entre França e Inglaterra.

Ligação entre França e Inglaterra

Se você é um craque de geografia sabe que a Inglaterra é uma espécie de Ilha, e esta nação que faz parte do Reino Unido não tem fronteira por terra com a França. Sendo assim, você me diz: “Como andar de trem então?” Este é um dos aspectos que me traz alegria ao falar de trens.

Desde 1802 já havia um desejo em construir um túnel para ligar ambos os países, mas somente muitos anos depois a ideia se concretizou e as obras começaram. De início, a ideia seria para o transporte de pessoas através de carruagens puxadas por cavalos. No meio do caminho haveria uma ilha para o abastecimento e troca de animais ou a alimentação e hidratação dos mesmos. Mas após tantos anos e com as renovações tecnológicas, obviamente o túnel não seria mais para carruagens. Após seis anos de construção, em 1994 o Eurotúnel finalmente está pronto sobre o Canal da Mancha.



Com 50,5KM de comprimento, sendo quase 38KM debaixo do mar, o túnel submerso foi utilizado para meios comerciais ainda em 1994. A duração total da travessia é de 35 minutos e vai de Follkstone (Inglaterra) até Coquelles (França). Para a construção do túnel estima-se que o valor utilizado foi de nada menos que 16 bilhões de dólares (o que equivale atualmente a um pouco mais de 50 bilhões de reais).

Maravilha do Mundo

Com todo o mérito, o Eurotúnel foi consagrado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. E se você não sabia da existência de túnel ferroviário debaixo do mar, surpreenda-se agora ao saber que este é atualmente só o segundo mais longo do mundo. O túnel Seikan, no Japão, possui 53Km de comprimento e uma profundidade inacreditável de 240 m, este liga as ilhas de Honshu e Hokkaido.



Sete milhões de passageiros do mundo inteiro viajam através do Eurotúnel engradecendo assim a economia de ambos os países. Atualmente, existem quatro tipos de serviços oferecidos no túnel. Um dos mais conhecidos internacionalmente, os trens da cia. Eurostar, que realiza o transporte de passageiros, é o tema de nosso próximo post.

Te espero para a próxima viagem o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, sugestão!
Ele sempre será levado em consideração para melhorarmos o nosso blog!