Páginas

Sua foto aqui no blog #TRILHOSDAVIAGEM

quarta-feira, 27 de abril de 2016

No trem de Rio Grande da Serra


Frente da estação de Rio Grande da Serra
A Linha 10 - Turquesa da CPTM tem extensão até Rio Grande da Serra. Foi nessa linha que liga São Paulo ao grande ABC que desfrutei o meu primeiro passeio de trem. Mal sabia eu, que tempos depois trabalharia com este meio de transporte que gosto tanto! Claro, que não se compara os trens do Brasil aos da Europa, mas trem é trem, e gosto do jeito que for!

Meu avô era caseiro de uma chácara neste município do estado de São Paulo. Sempre ia pra lá de carro, pegava a Av. do Estado, depois a rodovia Anchieta, a Estrada Névio Carlone, rodovia Indío Tibiriça e pronto! Parece que é longo, mas cada trecho era bem curto então chegávamos bem rápido, em apenas 1h ou 1h30 no máximo. Mas para mim o caminho já estava muito igual, então o desejo por andar de trem aumentava, Rio Grande da Serra tinha estação de trem, então por que não utilizarmos, certo?

Como só meu pai dirigia, no dia em que eu, minha mãe e irmã tivermos que ir sem ele para a chácara, só restava a nós pegar o trem. Saindo pela Av. Paulista,  pegamos o metrô e fomos até a Luz, de lá pegamos o trem até Rio Grande da Serra. Até 2011, a Luz era o ponto de partida da Linha 10, mas com a chegada do metrô da ViaQuatro a estação inicial passou a ser o Brás. Outra mudança importante foi a chegada do metrô ao Tamanduateí. Ir da Av. Paulista para Rio Grande da Serra era bem mais rápido do que da primeira vez que fomos. No Trianon-Masp era uma linha só, descia da linha 2 e pegava a 10.

Como já adiantei no parágrafo acima, tive outras vezes andando na linha 10. A primeira com certeza marca, pois era uma baita novidade andar de trem. Muitos falam que é igual metrô, entretanto o trem tem paisagem para você observar. Ok, que não são lá essas coisas as paisagens da linha 10, por que limitava-se a ver fábricas antigas e mato, muito mato, pichações são marcas presentes também.

Estação da Luz recebia os trens da Linha 10 - Turquesa até 2011.

Novidades na Linha 10

Hoje a linha conta com 13 estações. Mas ainda há chances da antiga estação Pirelli em Santo André voltar a operar. A Luz também deve voltar a ter os trens da linha em seus trilhos, mas com uma estação nova, o governo pretende construir uma estação no Bom Retiro, bairro vizinho em São Paulo. 

Rio Grande da Serra não foi sempre a última estação da linha 10, a estação de Paranapiacaba, localizada em uma antiga vila histórica do município de Santo André, chegou a ser a última estação da linha entre os anos 90 e 2001. A linha 10 iniciou suas operações em 1867. É muito história meu povo!!!

Te aguardo para muitas outras viagens em nosso trilhos o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, sugestão!
Ele sempre será levado em consideração para melhorarmos o nosso blog!